O que é necessário para consultar o nome no banco de dados do SPC Brasil?

O consumidor ou seu representante (com procuração específica) deve comparecer, munido da carteira de identidade e do CPF, em um dos Postos de Atendimento ao Consumidor da CDL. Não são fornecidas informações por telefone.

No caso de ser registrado, como devo proceder para que o registro seja cancelado?

Quem efetua um registro de um consumidor é o próprio lojista detentor do contrato inadimplente, portanto, apenas a empresa que efetuou o registro poderá cancelá-lo.

Para que um registro seja cancelado o consumidor deverá procurar a empresa com a qual está inadimplente e quitar a dívida ou negociá-la. O cancelamento ocorrerá imediatamente após o pagamento da dívida. Nos casos de negociações não honradas por parte do consumidor, outro registro será ativado pela empresa lesada.

Já paguei minha dívida. Como faço para tirar meu nome do SPC?

A empresa, assim que recebe o pagamento do que lhe é devido, efetua o cancelamento do registro no Banco de Dados do SPC, através de um dos meios de acesso disponíveis. Caso o pagamento tenha sido efetuado e o registro continua constando no serviço, mantenha contato com a empresa e informe sobre a permanência do registro. É preciso que a empresa verifique se não restam outros débitos seus. Feito isso, a empresa deverá providenciar o cancelamento.

Estou registrado no SPC, porém desconheço o débito. O que fazer?

Vá até um dos postos de atendimento do serviço de proteção ao crédito, munido de documentos (RG e CPF) e solicite uma consulta para identificar a empresa que promoveu a inclusão do registro de débito. 
De posse desta informação, mantenha contato com a empresa e verifique do que se trata o registro, verificando as opções disponíveis para a regularização da situação. Após pago o débito existente ou renegociada a dívida, a empresa procederá ao cancelamento do registro junto ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito e seu crédito será restabelecido.

Tenho cheques devolvidos. O que faço para regularizar minha situação?

Pague os cheques aos seus credores, resgatando-os. Compareça à agência bancária de origem desses cheques, ou onde você tem ou tinha conta-corrente. De posse desses cheques, apresente-os à gerência. A partir daí, o próprio banco se encarregará de tomar as providências para exclusão do cadastro de emitentes de cheques sem fundos do Banco Central (CCF). Caso os cheques tenham sido incluídos no banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito, caberá ao credor (a quem você pagou o débito para resgatar o cheque), providenciar o cancelamento do apontamento junto ao serviço

Tenho alguns cheques devolvidos, porém, não sei quem são os credores. Como proceder?

Compareça à sua agência bancária, ou à agência de origem dos cheques, e solicite a microfilmagem dos mesmos, a fim de localizar o nome e endereço da empresa credora. Pague e resgate os cheques e siga os passos descritos na pergunta acima.

A CDL ou o Serviço de Proteção ao Crédito enviam cobrança via e-mail?

Não. As entidades não enviam cobrança via e-mail a nenhum consumidor. No caso de inclusão do nome no Serviço de Proteção ao Crédito, a responsabilidade pelo envio é do SPC Brasil, que encaminha a correspondência via Correios, para o endereço que consta em sua base de dados.

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